ENCONTRO DE GRUPOS DE CONGADO E MOÇAMBIQUE

27 de outubro de 2015

Os Grupos de Congado e de Moçambique e a Prefeitura Municipal de Carmo do Paranaíba, através da Divisão de Cultura da SEMEC, realizaram um grande encontro cultural-histórico-religioso, no último domingo (25), marcante para a difusão da tradição e da religiosidade de centenas e centenas de participantes, em mais um Encontro Regional de Associações de Congado e Moçambique e das festividades em louvor a N. Srª do Rosário, São Benedito de Santa Efigênia. O encontro teve a participação de dezessete grupos, cinco da cidade e de mais doze, de cidades próximas. A Prefeitura participa desses eventos, com seu apoio, através de repasses financeiros por meio de convênios assinados com as entidades carmenses envolvidas, para a organização e realização, assim como para a recepção de todos os grupos visitantes.

Pela manhã houve a apresentação, na Praça do Rosário, dos grupos locais e de cidades da região e, à tarde, o cortejo, que saiu da praça dos Correios em direção à igreja do Rosário, com centenas de participantes. Os cinco grupos folclóricos de Carmo (“Rosário de Maria”, “Congado N. Sr.ª do Rosário”, ”Beija-Flor Rosário de Luz”, ”Filhos do Divino Espírito Santo” e “Congo Anunciação do Rosário de Maria”) receberam os grupos visitantes de Rio Paranaíba (4), São Gotardo (2), Matutina (2), Campos Altos (2) Ibiá e Patrocínio. Além dos membros dos grupos, um grande número de pessoas participou de mais esta grande festa cultural e religiosa da cidade

Presente no evento, o prefeito Marcão afirmou: “Nossa cidade está consolidando uma das maiores tradições de nosso povo, de nossa história; é mais que uma festa, é a propagação da cultura e da religiosidade, da fé e da esperança. Foi notável a participação de boa parte da população, que tão bem recebeu os visitantes,  sempre bem-vindos. Saúdo aos grupos de Carmo e de cidades próximas e tenho a certeza de que os desafios de ultimamente, pela influência da modernidade, serão vencidos. Parte de  nossa história não pode cair no esquecimento, somando-se à fé, que dá a força, necessária a cada um de nós. Assim como a Administração Municipal de Carmo do Paranaíba, grande parte do povo carmense está consciente da necessidade de apoio a esses tradicionais grupos, que, sem dúvidas, perpetram a nossa história”, declarou o prefeito carmense.

Por sua vez, Desirée Resende Azevedo, secretária municipal de Educação, Cultura, Lazer e Esporte, que, em agosto passado realizou a “5ª Jornada do Patrimônio Cultural – Cidades, Regiões e Patrimônio”, com o tema “Congado e Moçambique: O Desafio de Sobreviver à Modernidade” enfatizou: “A conhecida frase ‘A História Se Faz Agora’ nunca se fez tão necessária quanto à preservação dos grupos de Congado e de Moçambique, não somente em nossa cidade mas em todas as regiões do país que têm essa cultura, estão com essa tradição ameaçada, notadamente pelo descaso, consequência própria da chamada modernidade. Em Carmo do Paranaíba, a Administração Municipal, dentro dos limites legais quanto financeiros, tem dado todo o apoio possível aos nossos grupos. Dependendo de nós, essas tão dedicadas, exemplares e  devotadas pessoas continuarão sim, integrantes de nossa história”, concluiu a secretária Desirée.

A Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou médico, enfermeiro e ambulância, para alguma eventualidade na comemoração. Houve também vários pontos de distribuição de água potável, fornecida pela Copasa, com apoio de entidades de classe e de dedicados voluntários.