REALIZADA EM CARMO DO PARANAÍBA UMA DAS MAIS IMPORTANTES PALESTRAS SOBRE O CÂNCER INFANTOJUVENIL

26 de junho de 2016

A noite da última quarta-feira (22) ficou marcada nas mais de duzentas e cinquenta pessoas presentes na palestra “Passos Que Salvam”, que relata os cuidados necessários quanto a possíveis sinais e sintomas, parecidos com os de outras doenças mais comuns nessa faixa etária, mas que podem ser de Câncer, mal que tem cerca de 200 mil casos diagnosticados em crianças e adolescentes, anualmente, no Brasil.

Realizado no Lions Clube, pelo Hospital do Câncer de Barretos, da Fundação Pio XII, com a participação da Prefeitura, o evento contou com a presença de pessoas de vários segmentos da sociedade, do prefeito Marcão, das secretárias Leandra Costa (Saúde) e Desirée Resende (Educação), além de Naima Khatib, coordenadora de Campanhas e Marketing e Captação de Recursos e Marcelo Melo, analista estadual-MG, ambos daquele hospital, referência mundial no tratamento do Câncer, além de Patrícia, Coordenadora da Campanha em Rio Paranaíba, Rosa e Andreia, também daquela cidade, estas duas últimas com depoimentos e testemunhos quanto ao tratamento de filhos em Barretos, ainda que possa acontecer a perda, mesmo com 90 a 95% de chances de cura, quando a doença é diagnosticada precocemente.

Abrindo o evento, Leandra Costa destacou: “É de suma importância a participação de cada um de nós, de cada segmento, público ou particular de Carmo do Paranaíba, que, juntamente com outras centenas de municípios brasileiros, estará realizando, no dia 27 de novembro deste ano, a caminhada ‘Passos Que Salvam”, que tem, como objetivo, a sensibilização de toda a sociedade quanto à observação de sinais e sintomas do Câncer Infanto-juvenil, que, quanto mais cedo seja diagnosticado, mais chance haverá em sua cura. Poderá ser a esperança de crianças acometidas pelo mal e de terem um futuro mais seguro”,  enfatizou Leandra Costa.

Ao falar, o prefeito Marcão destacou: “Ficamos felizes pelo evento de tamanha magnitude ser realizado em nossa cidade, pelo Hospital do Câncer de Barretos, instituição reconhecida mundialmente. Cumprimento, em nome de todos os carmenses, à Drª Naima Khatib e equipe e a todos os presentes, pessoas de bem de nossa cidade. Quero ressaltar que todos os de nosso Município, quando acometidos pelo Câncer, são muitíssimo bem acolhidos em Barretos, independentemente de sua classe social. Sabemos que isso ocorre com pacientes de todos os estados do Brasil. A Administração Municipal se mobilizará, juntamente com toda a sociedade, na programação da caminhada ‘Passos Que Salvam’, do dia 27 de novembro próximo”, finalizou o prefeito Marcão.

A secretária Desirée Resende salientou quanto à participação da Rede Pública de Ensino: “É no lar e, por determinadas circunstâncias, mais ainda na escola, que a criança tem mais contato com adultos, pelo maior tempo de convívio. A Educadora poderá notar algum comportamento estranho da criança e, assim, informar aos familiares. É nas escolas que está o maior número de crianças, assim, diretoras e professoras que, além do ensino, são observadoras do comportamento infantil, até mesmo em possíveis manifestações de doenças, têm sua importância”, declarou Desirée Resende.

Com uma extrema e notável capacidade, Naima Khatib, há 23 anos no Hospital do Câncer de Barretos, discorreu, brilhantemente, sobre o mal em crianças e adolescentes, mostrando porque, também no novo anexo do hospital, direcionado a pacientes infanto-juvenis daquele hospital, têm um “Tratamento de Saúde da Criança Com Amor”.

Em resumo, palavras de Naima Khatib:

“1989, o projeto inicial do hospital era de 2.000m², hoje são 120 mil. Com 380 médicos exclusivos e capacitação anual de 500 médicos e ainda 140 enfermeiros, a instituição faz parceria com o Saint Judes Research, de Menphis hospital de ponta dos Estados Unidos.

Em sendo os sinais de sintomas diagnosticados na criança, em 24 horas é preciso que ela esteja num hospital especializado, pois nela o mal se desenvolve muito mais rapidamente, embora ela suporte muito melhor o tratamento que o adulto.

Além de escolinha, brinquedoteca, internet, dentista, etc., o paciente e seus familiares convivem pelo tempo necessário, às vezes por anos, onde dormem, se alimentam e levam uma vida parecida com a do próprio lar.

É preciso capacitar médicos, enfermeiros, pais e professores para despertar a população quanto à importância dessa atenção.

A caminhada “Passos Que Salvam”, de 27 de novembro deste ano, em Carmo do Paranaíba em outras centenas de cidades do país,  terá mais de um milhão de pessoas participando”.

Um kit, próprio para a caminhada, contendo camiseta, boné e garrafa “Squeeze” (para líquidos), ao valor de R$30,00, estará sendo disponibilizado em Carmo, em locais a serem informados em breve. Todo o valor resultante das vendas será direcionado a uma conta do Hospital do Câncer de Barretos.

“Você pode fazer a diferença. Uma criança salva será fruto do seu esforço”.