Notícias

PROJETO DE APADRINHAMENTO AFETIVO AMIGOS DO ACONCHEGO

24 de setembro de 2015

 

 “Amigos do Aconchego” um projeto onde o cidadão ou famílias residentes em Carmo do Paranaíba poderão se inscrever para apadrinharem uma ou mais crianças abrigadas na Casa do Aconchego. É um m projeto da Administração Municipal através da Secretaria de Desenvolvimento Social, em parceria com o Ministério Público e o Poder Judiciário.

O valor do afeto na formação do caráter de um indivíduo é inquestionável. O Projeto de Apadrinhamento Afetivo surge como uma proposta de possibilitar a criação de vínculos entre a comunidade, através de padrinhos, madrinhas e os afilhados, ou seja, crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, ainda que com acolhimento institucional. É importante que as crianças e adolescentes institucionalizadas tenham outra família de referência, mesmo só para arelacionamentos. Também permitirá que as crianças e adolescentes passem a ter outras referências de vida e de comunidade, além da dos profissionais que com eles convivem, com novos exemplos da participação familiar e de cidadania dentro da sociedade.

 Serão apadrinhadas crianças e/ou adolescentes com possibilidades remotas ou inexistentes de adoção ou retorno ao convívio familiar, após se terem extinguidas todas as buscas por esses laços.

             O processo de apadrinhamento afetivo será através de etapas, desenvolvidas conforme cronograma definido pela equipe técnica da Casa do Aconchego nas seguintes etapas: Divulgação; aproximação entre a criança/adolescente e padrinho/madrinha; formalização do Apadrinhamento Afetivo; encontros mensais de acompanhamento com a rede de parceiros; avaliação da equipe técnica; Cadastro/Inscrição; visitação/estudos psicossociais; encaminhamento do Parecer Técnico à Vara da Infância e da Juventude, para apreciação e autorização; oficinas de preparação de padrinhos/madrinhas afetivos e afilhados; avaliação pela equipe técnica.

          Mais informações pelo telefone 3851-5306 ou na Casa do Aconchego, onde o cadastramento se dará entre 1º a 15 de outubro. “Amigos do Aconchego” poderá ser uma nova maneira de Fazer o Bem!