MOSTRA DE ARTE: O BRILHO DOS ARTISTAS CARMENSES

24 de junho de 2016

Numa realização do curador, pintor e poeta, Alex Moreira e com o apoio da Administração Municipal e de outros segmentos da cidade, foi realizada, em 11 e 12 de junho, no Lions Clube, a Primeira Mostra Coletiva de Arte Brasília/Carmo do Paranaíba, um intercâmbio cultural entre artistas locais e da capital federal.

Na noite de sábado (11), na abertura, a presença da secretária municipal de Educação, Cultura, Lazer e Esporte (SEMEC), Desirée Resende (também representando o prefeito Marcão); da chefe da Divisão de Cultura daquele órgão, Ana Lúcia Queiroz; do presidente do Lions Clube, Rodrigo Carneiro e  domadora Liliane; do diretor social do clube, Célio Silva e CL Leão Maristela, além de um seleto público e de cinco artistas locais, além de obras do pintor de Brasília, Francisco Bastos, o “Chico Metamorfose”, referência ao Instituto Metamorfose, sob sua direção. O evento foi abrilhanto com músicas maravilhosas, ao saxofone, por Sérgio Ricardo Soares, professor do Núcleo de Oficinas Culturais, instituição da Prefeitura.

Os artistas carmenses, que expuseram muitos de seus trabalhos, têm obras espalhadas por todo o Brasil e por outros países, como Uruguai, Argentina, Estados Unidos, Inglaterra, França, Japão e Canadá. Eles receberam, das mãos da secretária Desirée Resende, em nome da Administração Municipal, um cartão de cumprimentos e também um Certificado do Projeto CriArt.

Os artistas

Alex Moreira iniciou sua arte em pintura e textura em tela em 2009. O artista carmense transferiu-se para Brasília, onde faz parte do Círculo de Artistas, do Instituto Metamorfose. Está desenvolvendo o Projeto CriArt, de promoção de oportunidades para quem tenha o dom nesse segmento. Foi professor no Promen de Carmo do Paranaíba por dois anos.

Lívia Maria é pintora de telas e de murais (como as magníficas pinturas infantis do muro da APAE de Carmo do Paranaíba e de outras instituições em outras localidades). É também restauradora de imagens sacras e lecionou pintura para centenas de alunos, atividade que continua exercendo em seu ateliê.

Fernando Castro, conhecido artista carmense, iniciou seus trabalhos na adolescência, tendo produzido milhares de obras entre pinturas, desenhos e esculturas. Ilustrou capas do conceituado Guia Turístico de Minas Gerais por duas oportunidades, além de ilustrar inúmeros livros e revistas.

Adauto Rodrigues, do ARB Artes, oficina de Marchetaria, a arte de entalhes minuciosos em madeira, com produção de estojos para joias, caixas de música, oratórios, réplicas, miniaturas, logomarcas, placas entalhadas, instrumentos musicais como cavaquinho e Cajon (caixa espanhola de percussão). Uma de suas especialidades são os variadíssimos entalhes do Divino Espírito Santo.

José Guillé, renomado fotógrafo carmense, iniciou suas atividades ainda jovem, tendo logo se interessado por fotos antigas de fatos e personagens da história carmense. Em 2007 expôs mais de 300 fotos históricas no saguão da Prefeitura de Carmo do Paranaíba. É escritor, tendo escrito “Pensamentos”, uma tríade sobre a filosofia da alma; “Fotos Que Falam”, com cerca de mil exemplares, apenas na primeira edição. No prelo, “Centenário do Paranaíba Esporte Clube”.

No domingo (12), somaram-se à Mostra atrações como: Dança da Zumba, com Adriana Borges; lutas de Karatê, da Academia Dojô José Geraldo; Grupo de Capoeira Divanildo e Piquira e a apresentação da Miss Brasil Baby, a pequenina carmense Larissa Oliveira Lemes, filha de Vani Oliveira e de Ronaldo Lemes, que venceu, em agosto de 2015, com um ano e oito meses de idade, o expressivo título. No concurso Miss Brasil, além da categoria Baby, há a Infantil, a Adolescente e a conhecida Adulta, produzida e transmitida pela Band.

A Mostra continua no antigo Kamel Magazine (Posto Divema) até o dia 3 de julho. Alunos e professoras da Rede Municipal de Ensino se entusiasmaram com tão belas obras. Quem ainda não viu poderá apreciar as inúmeras e magníficas obras dos artistas carmenses e de Brasília, que têm seus nomes perpetuados na história da arte. Obras de Lívia Maria, Fernando Castro, Adauto Rodrigues e José Guillé estão à venda no local.

Ao tomar conhecimento do sucesso da Mostra, o prefeito Marcão, que não pôde estar presente no evento, lembrou: “Quando inauguramos o Núcleo de Oficinas Culturais, em outubro de 2015, ressaltei o quanto o povo carmense tem profunda relação com a Música e com a arte em geral. Estamos iniciando com aulas de músicas, mas o propósito é a inclusão da Pintura, do Desenho, da Escultura e da Marchetaria. O dom é natural das pessoas, porém, com o apoio de mestres qualificados e com técnicas específicas ministradas através deste nosso Núcleo de artes, certamente o talento se aflorará ainda mais entre os carmenses, independentemente da idade de cada um, e, assim, nossa cidade estará entre as melhores conceituadas no meio artístico-cultural”, declarou o prefeito Marcão.