SAÚDE BUCAL REALIZA PALESTRAS E CAPACITAÇÃO SOBRE PREVENÇÕES IMPORTANTES

21 de dezembro de 2015

A Saúde Bucal e o Centro de Especialidades Odontológicas Regional “Irmã Maria do Carmo” (CEO), de Carmo do Paranaíba, realizaram, durante todo o período do dia 15, no Lions Clube, um ciclo de importantes palestras no combate ao mosquito Aedes aegypti. Entre as palestras, a Capacitação em Biossegurança, Os Primeiros Socorros e o Alinhamento do Protocolo do CEO. O público alvo foram os Cirurgiões Dentistas e seus auxiliares,                                                                                                                                                                                                                                                                                            do CEO e das Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

A Coordenadora da Vigilância Epidemiológica Municipal, Luciana Lopes, explanou sobre a importância do combate ao mosquito transmissor da Dengue e do Zika vírus, este o responsável pelo grande número de casos de microcefalia e da febre Chikungunya que se transforma em quase epidemia, em especial em estados do Nordeste.

A vigilância Sanitária do Município promoveu a Capacitação Através da Biossegurança, pela fiscal sanitária Lílian Valésia, com intuito de reciclar o conhecimento e conscientizar o público alvo quanto às ações de prevenção e a minimização, ou eliminação, dos riscos relativos.

O Dr Leonardo Barbosa, médico da UBS Rosário, realizou um treinamento em Primeiros Socorros, para todos os funcionários do Serviço de Odontologia do CEO e das UBSs, onde foram passadas as noções básicas de socorros a pacientes, em casos de urgência e de emergência em suas áreas.

A coordenadora Laura Melo e Equipe da Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde discutiram o Protocolo para Alinhamento Sobre os Encaminhamentos e Atendimentos de pacientes ao CEO, uma vez que os dois serviços (CEO e UBSs) trabalham em conjunto. A participação de todos foi efetiva e bastante produtiva.

Para a obtenção de mais êxitos em campanhas contra a Dengue, a Chikungunya e o Zika vírus, é imprescindível e de total importância a participação e responsabilidade de todos nós, lembrando que ninguém está imune aos ataques do mosquito, que amplia sua força e resistência. Todos devemos ater a máxima atenção quanto a locais que possam ser antro de desova e desenvolvimento do Aedes aegypti em nossas casas e até de outros locais.