Notícias

SEMENTES DE PLANTA PARA O COMBATE AO MOSQUITO DA DENGUE SERÃO DISTRIBUÍDAS NA CIDADE

19 de fevereiro de 2016

Mais uma das muitas ações no combate à Dengue será colocada em prática em Carmo do Paranaíba: a distribuição de sementes de Crotalária, uma planta leguminosa ornamental e, normalmente de flores amarelas, comum em várias partes do mundo e de muitas variedades. As sementes serão distribuídas a moradores da cidade para que façam seu plantio e que, posteriormente, essa planta seja mais um atuante no combate ao Aedes aegypti, o mosquito transmissor de quatro tipos de Dengue, da Febre Chikungunya e do vírus Zika. Não podemos nos esquecer de que a ação dessa planta é apenas um coadjuvante e não um resultado definitivo.

            Após ter sua semente plantada, que leva cerca de 90 a 120 dias para se tornar adulta, a crotalária começará sua ação atraindo libélulas, outro inseto conhecido, e que, como o mosquito da Dengue, também coloca seus ovos em água parada, sendo que suas larvas se alimentam de larvas do Aedes aegypti. O mesmo ocorre com a libélula adulta, que é predadora e se alimenta de pequenos insetos, entre eles o próprio mosquito da dengue, além de seus ovos e suas larvas. Quanto às libélulas, não há riscos de impacto na Natureza, pois teria de haver uma população gigantesca delas para causar algum desequilíbrio ambiental.

A primeira distribuição de sementes se iniciará na próxima semana, durante visitas e ações dos agentes de Saúde do Município às residências.

            Com poucas exceções, quase todos os órgãos da Administração Municipal, envolvidos no combate ao mosquito transmissor, estão unidos em uma grande campanha, desde conscientização da população, mutirões de limpeza de quintais e lotes vagos e todas as ações possíveis e necessárias, inclusive esta de distribuição de sementes de Crotalária. Não podemos nos esquecer das medidas tradicionais preventivas no combate à Dengue e que a própria população deve colocar em prática para evitar, sistematicamente, a proliferação do mosquito transmissor de doenças que podem causar terríveis danos à saúde da população. A crotalária, embora sendo apenas um paliativo no combate ao mosquito, está sendo usada em várias regiões do país.