SECRETARIA DE SAÚDE PROMOVE ATIVIDADES NA SEMANA NACIONAL DA LUTA ANTIMANICOMIAL

18 de maio de 2017

Hoje, 18 de maio, comemoram-se em todo Brasil, a Semana Nacional da Luta Antimanicomial. Em Carmo do Paranaíba, os eventos iniciaram dia 13 de maio, interagindo os usuários e equipes dos CAPS I/CAPS AD no “Vem pra Praça”.

No dia 15 de maio, o CAPS I recebeu 12 integrantes da equipe do CAPS I de Vazante, em que foram informadas as ações de saúde mental do Município e troca de experiências. Já no dia 16 de maio, aconteceu o requintado Almoço de Confraternização na sede dos dois CAPS, com presença de toda equipe e usuários, além da ilustre presença da Secretária Municipal de Saúde, Cristine Rodrigues.

Em sequência, no dia 17 de maio, houve o 1º Festival de Música da Luta Antimanicomial, com presença de jurados, entre eles Cristine Rodrigues, que marcou presença juntamente com a vereadora, Siomar Rodrigues, mostrando grande satisfação, interação e colaboração consoantes com usuários e equipes dos CAPS e dos convidados da APAE. Em seguida, foi servido no CAPS AD, o saboroso lanche de cachorro quente eleito pelos usuários como delicioso.

Hoje (18), foi realizada a gincana competitiva entre esse público animado e mais uma vez, a secretária de saúde esteve prestigiando. No período da tarde, Cristine Rodrigues, os coordenadores dos CAPS e usuários dos serviços, concederão uma entrevista na rádio Liberal FM.

No dia 19, acontecerá Palestra com o psiquiatra do CAPS AD II e do Ambulatório de Psiquiatria do Município, Dr. Murilo Loureiro e em seguida será realizada a roda de conversa com o representante da Superintendência Regional de Saúde, Sr. Gilberto Dumond, a Secretária Municipal de Saúde, Cristine Rodrigues, a Coordenadora do CAPS I, Vânia Cunha e o Coordenador do NASF, Alex Ferreira Leal.

O encerramento da Semana Nacional da Luta Antimanicomial contará com a presença do prefeito Dr. César, destacando que o município de Carmo do Paranaíba tem se destacado na região por tamanha luta contra os manicômios e por assistência em saúde mental de qualidade.

Segundo a Secretária Municipal de Saúde, Cristine Rodrigues, trabalhar ações de Saúde Mental é um dever dos profissionais da saúde, uma vez que todos precisam melhorar a qualidade de vida em prol de uma saúde mental equilibrada. Menciona também que os serviços do Município têm efetivado eventos de lazer e promoção de saúde evitando o adoecimento psíquico da população. Ainda, parabeniza toda a equipe de trabalhadores, especialmente dos CAPS pela dedicação nesta semana, da qual representa a conscientização da sociedade, dos usuários, familiares e profissionais que o lugar do “paciente psiquiátrico” é junto de sua casa e de seu município, fazendo jus ao tema da Luta Nacional Antimanicomial deste ano “Faz escuro, mas eu canto: Liberdade em todo canto”!

A Coordenadora do CAPS, Vânia Cunha, reforça que Carmo do Paranaíba, ao longo dos anos tem prestado assistência em saúde mental e psiquiátrica em busca da redução de internações psiquiátricas e atendimentos livres de práticas manicomiais, em que tem conseguido com apoio da gestão e da intersetorialidade, entre outras ações. Vale destacar, que Vânia é membro do Colegiado Estadual de Saúde Mental e está previsto para este ano a construção de um Plano Municipal de Saúde Mental junto às ações da Conferência Municipal de Saúde que acontecerá, dia 28 de junho de 2017.