O MUNDO DO CIRCO NAS ESCOLAS CARMENSES

17 de abril de 2016

As Escolas Municipais, os Pré-Escolares e os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de Carmo do Paranaíba realizaram, durante o último mês, eventos que ressaltaram a importância do circo. Em um expressivo projeto, esses educandários deram relevância ao resgate da magia de uma das artes mais antigas do mundo e que faz parte da cultura popular, visa a diversão e o entretenimento de seu público espectador. O circo passou e ainda passa pela vida da maioria das pessoas em quase todo o planeta.

Durante o império romano, grupos de pessoas ganhavam a vida fazendo apresentações nas ruas, nas casas de famílias nobres e em arenas apropriadas. Na Idade Média, grupos de malabaristas, artistas de teatro e comediantes se apresentavam pelas cidades da Europa. Contudo, foi somente em 1769 que o circo ganhou o formato que temos hoje, organizado para apresentações itinerantes, com mudanças constantes de cidades ou dos locais de suas apresentações.

Hoje os circos ainda fazem sucesso, principalmente no interior do Brasil, contando sempre com a alegria dos palhaços, a competência e destreza dos malabaristas, mágicos e trapezistas e tantas outras atrações, provocando sempre fortes e alegres emoções.

Vale salientar que os alunos realizaram atividades culturais que fomentam o bem-estar social e estimulam o bom humor, focando sempre no respeito às diferenças das pessoas e dos povos e utilizando a linguagem da Cultura: musical, corporal, plástica e oral, entre outras. Isso leva a criança a expressar suas ideias, sentimentos, necessidades e desejos, avançando, assim, com sua vontade e seu processo de aprendizagem.