SECRETÁRIA MUNICIPAL DE SAÚDE VISITA CAPS I DE UBERLÂNDIA

17 de março de 2015

Foi realizada no dia 13 de março, uma visita técnica pela secretária de saúde de Carmo do Paranaíba, Leandra Costa, a psiquiatra do CAPS I, Sheila Cardoso Rosa e a coordenadora do CAPS I, Vânia Cunha, ao Centro de Atenção Psicossocial da Infância e Adolescência (CAPS i) de Uberlândia. A visita intensifica o interesse do Município de implantar o CAPS i Regional, ainda neste ano no município. O objetivo foi conhecer a dinâmica de trabalho e as ações psicossociais voltadas para a terapêutica de crianças e adolescentes com transtornos mentais.

O CAPS i em Carmo do Paranaíba acolherá crianças e adolescentes com até 18 anos e funcionará de segunda a sexta-feira, de 7h00 às 17h00, e será integrado aos Programas de Saúde Mental, além de trabalhar com toda a Rede de Saúde, Rede de Atenção Primária (Estratégias de Saúde da Família – ESF/ Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF). Quando necessária a internação, o usuário será encaminhado à Rede de Urgência do Município.

As Coordenadoras Maria Tereza Perez, da Saúde Mental, e Cláudia Kazue Kitamura, do CAPS i de Uberlândia, se colocaram à disposição para outras visitas e informaram que, após a implantação do CAPS i juntamente aos programas de educação continuada, e elaborados os  projetos terapêuticos singulares, mini-fóruns, supervisões, articulações de rede e compartilhamentos de casos clínicos,  além de assembleias entre usuários, familiares e profissionais do CAPS i e apoio das diversas áreas da Saúde Pública, houve uma redução significativa no número de  internações psiquiátricas naquela cidade, conforme preconiza a Política Nacional de Saúde mental sobre os propósitos dos CAPS. O CAPS I de Carmo do Paranaíba tem se manifestado contra essas internações, através de trabalhos antimanicomiais.