Notícias

MULTIVACINAÇÃO REALIZADA COM SUCESSO EM CARMO DO PARANAÍBA

16 de setembro de 2015

Finalizada em Carmo do Paranaíba, em 31 de agosto, a Campanha Nacional de Imunização Contra a Poliomielite e a Multivacinação. Foram vacinadas 1.595 crianças de 6 meses a 5 anos, acima do esperado, que era de 1.574 crianças, totalizando um porcentual de 101,33 %. Certamente estamos entre os melhores índices do país Os postos de vacinação permaneceram cheios durante toda a Campanha, mostrando a grande mobilização da Vigilância Epidemiológica e das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da Secretaria Municipal de Saúde, bem como da população que, a cada ano, mostra-se mais esclarecida quanto à importância de manter a vacinação de seus filhos em dia.

As crianças que ainda não foram vacinadas podem ser levadas até 4 de setembro às UBSs de seus bairros para que possam, então, completar o Cartão de Vacinas. As Unidades estão abertas de segunda a sexta, de 7 às 17 horas.

O Brasil está livre da Poliomielite há mais de 20 anos, sendo que o último caso da doença no país foi registrado em 1989, na Paraíba. Em 1994, o país recebeu, da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Certificado de Eliminação da Doença, porém, é importante continuar vacinando as crianças, pois o vírus da Paralisia Infantil permanece ativo em outros países. De acordo com a OMS, 26 países ainda registram casos da doença e quatro deles são endêmicos, ou seja, possuem transmissão constante: Afeganistão, Índia, Nigéria e Paquistão.

Outro mal que pode afetar crianças é o Sarampo,  uma doença aguda, altamente contagiosa, também transmitida por vírus. Os sintomas mais comuns são febre, tosse seca, exantema (manchas avermelhadas), coriza e conjuntivite. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio da secreção expelida pelo doente ao tossir, falar ou respirar. O período de transmissão varia de quatro a seis dias antes do aparecimento do exantema e até quatro dias após o surgimento das manchas. A vacina é o meio mais eficaz de prevenção. 

Além da Pólio e do Sarampo, as crianças foram vacinadas e estão prevenidas contra: Rubéola, Caxumba, Febre Amarela, Coqueluche, Catapora, Tétano, Miningites A e B, Tuberculose e Pneumonia.