Notícias

Você sabe como descartar corretamente medicamentos?

16 de janeiro de 2018

Não é no lixo comum que medicamentos vencidos ou sem uso devem ser descartados. Os medicamentos são compostos químicos e quando eliminados indevidamente podem gerar danos à saúde pública e ao meio ambiente, contaminando o solo, a água e colocando em risco a vida de pessoas que manuseiam resíduos nos aterros sanitários.

Cada quilo de medicamento descartado em pias, vasos sanitários ou lixo comum pode contaminar 450 mil litros de água. Após o vencimento, se armazenados de forma errada nos domicílios, podem ser ingeridos por engano, gerando graves consequências que vão desde uma reação alérgica, intoxicação e podem até mesmo levar à morte.

Faça sua parte, verifique a data de vencimento dos seus medicamentos, separe os vencidos e aqueles que você não utiliza mais, coloque todos os medicamentos em uma sacola, com suas respectivas caixas e dirija-se até qualquer um dos seguintes pontos de recolhimento: Unidades Básicas de Saúde, Farmácia Municipal e Farmácia de Minas. Os medicamentos recolhidos são encaminhados a empresas especializadas em descarte de lixo hospitalar, que incineram o material de forma segura, sem oferecer risco à população.

Qualquer dúvida, entre em contato com a Vigilância Sanitária do Município através do telefone 3851-2063.