GRANDE ENCONTRO DE CRIADORES DE CAVALOS EM CARMO DO PARANAÍBA

14 de novembro de 2014

O cavalo tem importantíssima e inegável participação no desenvolvimento da humanidade em toda a sua história, contribuindo de várias  formas com sua força, como transporte, como montaria ou puxando uma carroça, carruagem ou diligência e também usado de forma intensa em guerras até a um passado recente. Hoje as máquinas e veículos automotores os substituem em grande escala, porém o gosto por esse animal é universal. Há até uma grande paixão dos criadores por eles. Veja essa: cavalo Incitatus foi nomeado senador do Império Romano pelo seu dono, o imperador Calígula.

Com o apoio da prefeitura de Carmo do Paranaíba e sendo os criadores recepcionados pelo prefeito, foi realizada nos dias 8 e 9 de novembro a ”V Copa de Marcha do Mangalarga Marchador”, evento realizado no Parque de Exposições, organizado pela Associação dos Criadores do Mangalarga Marchador do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas, com 103 animais registrados, incluídos 47 muares. A participação da associação carmense de criadores foi fundamental para o sucesso do evento. Entre as 14 cidades representadas, além de Carmo estão: Paracatu, João Pinheiro, Patos de Minas, Presidente Olegário, Lagoa Formosa, São Gotardo, Sete Lagoas, Boa Esperança, Sacramento, Araxá, Patrocínio, Uberlândia, Monte Carmelo e Catalão (GO), com a presença de cerca de 25 criadores.

Toda a renda oriunda dos dois dias de venda de comida e bebidas foi revertida para o Programa de Proteção ao Menor (PROMEN).

Em Carmo do Paranaíba há vários haras, entre eles: “3AB” (oito animais); “Recanto dos Sonhos” (20 animais); “Salgueiro” (40 animais); “HVG” (6 animais); ”Cikeirinha” (40 animais); “Tejana” (15 animais) e outros criadores com centenas de animais, inclusive vários deles já no Registro Provisório da ABCCML (Associação Brasileira dos Criadores de Cavalos Mangalarga Marchador), para onde os relatórios finais foram encaminhados. Na cidade há ainda o CT (Centro de Treinamento) próprio.

Os relatórios finais são encaminhados para a ABCCML

Criadores carmenses já realizaram vendas de animais na ordem de R$30.000,00 (trinta mil reais) e até um por R$100.000,00 (cem mil reais) e mais o equivalente a 20 coberturas para reprodução e um potro, filho desse animal. Um criador de João Pinheiro negociou um de seus animais por R$200.000,00 (duzentos mil reais).