Notícias

Levantamento entomológico sobre o índice da Leishmaniose visceral é realizado no Município

13 de abril de 2018

O Ministério da Saúde através do setor de Vigilância Epidemiológica, realizou nos dias 10, 11 e 12 de abril, o levantamento entomológico sobre o índice da Leishmaniose visceral no município de Carmo do Paranaíba.

O levantamento realizado por técnicos do Ministério da Saúde e da Vigilância Epidemiológica do Município, teve como objetivo verificar a presença do principal transmissor da doença, o mosquito Lutzomya longipalpis (conhecido como mosquito palha), através da instalação de armadilhas em pontos estratégicos da cidade.

De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica do Município, Luciana Fernanda, os resultados certificaram que Carmo do Paranaíba está livre do vetor, uma vez que, nenhum mosquito da espécie foi capturado. “Estamos desenvolvendo um trabalho intenso de conscientização da população quanto a prevenção de doenças como a leishmaniose visceral, dengue, febre amarela entre outras. Contamos com o apoio e compreensão de toda população na eliminação de possíveis criadouros dos mosquitos transmissores”, destacou.