INAUGURADA A ACADEMIA DA SAÚDE “ANTÔNIO DO PAULO”

13 de março de 2016

A tarde da última sexta-feira (11) foi de mais comemorações no Bairro Alto Niterói e dos bairros próximos e, porque não, de toda a cidade, com a inauguração do prédio onde já está funcionando a Academia da Saúde “Antônio Luiz Gontijo”.

A Academia, mais uma conquista da população dentro das excelentes condições da Saúde Pública Municipal de Carmo do Paranaíba é mais um apoio a esta importante área, na promoção do bem estar físico e mental. Não se trata de uma academia de estética e sim para a  busca da qualidade de vida de seus usuários, como informa Adriana Borges, coordenadora do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e da Academia então inaugurada.

Presentes na cerimônia o prefeito Marcão e a Primeira-Dama do Município, Cláudia Mara; o vice-prefeito Dalson Mesquita e esposa Maria José; os secretários Antônio Augusto (Obras) e Leandra Costa (Saúde), estes diretamente relacionados à edificação; os demais secretários e chefes de divisões; o ex-prefeito João Braz; o presidente da Câmara, Romis Santos e os vereadores Jader Quintino, Maria Queiroz e Paulo Soares, além de um grande público, nos quais se destacam a senhora Rita, viúva do patrono da Academia, seus oito filhos e netos, incluindo Betânia Gontijo, que discursou em nome da família do homenageado.  Antônio Luiz Gontijo (“Antônio do Paulo”), falecido em 2009, foi um dos pioneiros do Bairro Alto Niterói, tendo ali se instalado em 1950, tem seu nome, merecidamente, associado à Academia da Saúde.

Ao se pronunciar, o prefeito Marcão destacou as inúmeras obras municipais já executadas, as em execução e as em projeto: “Falo, sem medo, ao dizer que Carmo do Paranaíba é uma terra abençoada, diferente da maioria dos municípios brasileiros, que passam por grandes dificuldades por causa dos graves problemas financeiros e políticos porque passa o país. Cito, por exemplo, apenas na região dos bairros Alto Niterói, Niterói e Alvorada, obras de importância, como esta da Academia da Saúde “Antônio do Paulo”; da construção da UBS Alto Niterói; da reforma da UBS (PSF) Alvorada; da reforma dos salões das associações comunitárias dos bairros Alvorada e Niterói; do combate à erosão do “buracão” entre os bairros Niterói e Rosário, que solucionará de vez os graves problemas que há vários anos têm transtornado a vida de moradores de vários bairros da região; da conclusão do asfaltamento da estrada que liga a cidade à BR 354, via “Soares” e asfaltamento de ruas”, relatou Marcão.

Entre as atividades da Academia da Saúde destacam-se: Reabilitação Física (pós-operatório e pós-tratamento de fraturas, de sequelas de Acidentes Vasculares Centrais (AVC), entre outros. Nos vários grupos estão os com problemas da coluna cervical; Alongamento; Danças: Zumba, Forró e outras recreativas que desenvolvam o físico e o mental, flexibilizando o corpo e a mente; Rodas de Conversa com outros profissionais do NASF, onde são abordadas as prevenções de alguns males, sob vários aspectos, através de Nutricionista, Psicólogo e Fisioterapeuta Ocupacional.

Entre os aparelhos a ser utilizados estão: colchonete específico, alteres de vários pesos, bola “Bobat” e de outros tamanhos, pesos de pernas (caneleiras), arcos, Tharaband (elástico com peso), bambolê, cordas etc. Os exercícios têm o propósito de estimular os usuários, assim, os exercícios, a música e os  incentivos dos profissionais têm o propósito de promoverem a Saúde e dos momentos de prazer e de descontração.