REALIZADO 9° CONCURSO DE QUALIDADE DE QUEIJO MINAS ARTESANAL DO CERRADO E LANÇAMENTO DO CONVÊNIO

11 de maio de 2017

Na tarde da última quarta-feira (10), foi realizado no Ponte de  Terra Tênis Clube de Carmo do Paranaíba o 9° Concurso de Qualidade do Queijo Minas Artesanal do Cerrado e Lançamento do Convênio n°839450/2016, entre Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e EMATER-MG, visando a melhoria da qualidade sanitária do Queijo Minas Artesanal, incentivando e fortalecendo a organização dos produtores das regiões Araxá, Campo das Vertentes, Canastra, Serra do Salitre e Triângulo Mineiro.

O concurso é uma realização da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, por meio da EMATER- MG e IMA e em parceria com a Prefeitura Municipal de Carmo do Paranaíba e SEBRAE e patrocínio do SICOOB Credicarpa e Carpec.

A cerimônia foi composta pelo julgamento do Concurso de Qualidade do Queijo Minas Artesanal da região do Cerrado, lançamento do convênio firmado entre EMATER-MG, IMA e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e premiação dos vencedores do concurso.

O concurso é uma metodologia utilizada pela extensão rural, com o objetivo de valorizar a tradição, a cultura é o modo de fazer das regiões produtoras, destacando aqueles agricultores que se dedicam á fabricação de queijos de qualidade. Abrangindo 19 municípios na região do cerrado o concurso contempla duas etapas: Regional e Estadual. Os cinco primeiros colocados do concurso regional participam do concurso estadual. Todos os participantes são cadastrados no IMA e cumprem as exigências da legislação vigente.

Em fala, o Prefeito Municipal de Carmo do Paranaíba Dr.César agradeceu a presença de todos e destacou a importância do evento para Carmo do Paranaíba. “Agradeço a presença de todos e, sobretudo, destaco a importância da parceria estabelecida para a realização deste grandioso evento. Essas realizações valorizam o Município e o projetam em cenário estadual” salientou Dr. César.

A comissão julgadora foi composta por seis profissionais que avaliaram os queijos em cinco quesitos:

• Apresentação: formato e acabamento;
  • Cor: uniformidade ou presença de manchas;
  • Textura: olhadura e a granulação;
  • Consistência: dureza e a untuosidade;
  • Paladar e olfato: sabor e o aroma.

O termo do convênio para melhoria da qualidade do Queijo Minas Artesanal estabelece o investimento de R$ 1.890.700,00 a ser executado pela EMATER-MG e IMA.

Em fala o Secretário de Estado de Agricultura, pecuária e Abastecimento, Pedro Leitão destacou a importância do Queijo Minas para a economia do estado. “A fabricação de queijo em Minas Gerais possibilita o Brasil se manter no posto de sexto maior produtor de queijo do mundo. O Queijo Minas Artesanal é o produto de maior importância na agroindústria familiar do Estado, pois é fonte de renda para aproximadamente nove mil famílias” destacou Pedro Leitão.

Ainda estiveram presentes na cerimônia as seguintes autoridades: o Presidente da EMATER-MG, Glenio Martins; o Auditor Fiscal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Carlos Castro; o Coordenador Técnico Estadual da EMATER-MG, Milton Flávio Nunes; o Fiscal Agropecuário, André Almeida Santos; o Vice Prefeito de Carmo do Paranaíba, Gilberto Fonseca; o Presidente da Câmara Municipal de Carmo do Paranaíba, João Vaz de Oliveira; Secretários e Vereadores Municipais e representantes das prefeituras dos municípios participantes do concurso.

Segue a classificação do Concurso de Qualidade de Queijo Minas Artesanal do Cerrado:

1° lugar – José Maria de Oliveira/Rio Paranaíba;

2° lugar – Antonio Jose de Souza/ Rio Paranaíba;

3° lugar – Geraldo José Brandão/Carmo do Paranaíba;

4°lugar – Marcos João Bispo/Rio Paranaíba;

5°lugar – Wellington Carlos Oliveira/Cruzeiro da Fortaleza.