OBRAS DE CONTENÇÃO DA EROSÃO DO BAIRRO NITERÓI EM ESTÁGIO AVANÇADO

11 de abril de 2016

Tão logo sejam concluídas, as obras de contenção da erosão do Bairro Niterói, já em estágio final, solucionarão, de vez, todos os transtornos e aborrecimentos causados à população, por vários anos, ou décadas. Serão a concretização dos anseios dos moradores daquela região que clamavam por uma solução definitiva contra o agravamento crescente do problema, em especial nos períodos de chuvas intensas.

Pelo menos outros seis bairros (Village Veth, Minas Gerais, Alvorada, Jardim das Palmeiras, Alto Niterói, Guanabara e Rosário) já estão sendo beneficiados pelas obras. A um custo da ordem de 3 milhões de reais, elas acabarão de vez com transtornos tão desagradáveis.

Foram construídos quase dois quilômetros de galerias pluviais com tubulações de concreto armado (manilhas), com diâmetros entre 0,80cm, 1.00m, 1.50m, 2.00m e de até 3.00m, tendo seu início na Avenida Tancredo Neves (proximidades com a APAE) e abrangendo várias ruas da região. Essas galerias vão captar grande parte das águas das chuvas. A notável erosão, ou “buracão”, entre os bairros Niterói e Rosário já foi contida por meio de cobertura e compactação, com cascalho puro, sem uso de entulhos ou de outros resíduos de construções.

A urbanização final será com mais serviços de asfaltamento, meios-fios, sinalização e melhorias na iluminação, onde se façam necessárias.

A previsão de inauguração daquelas tão importantes e necessárias obras deverá ser na segunda quinzena de junho.