SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE MOBILIZA COMUNIDADE COM CAMINHADA CONTRA A DENGUE

9 de dezembro de 2014

A Dengue é uma doença que vem assolando intensamente a saúde no Brasil, atualização do levantamento Rápido do Índice de infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa), revela que 125 municípios brasileiros estão em situação de risco para a ocorrência de epidemias de dengue, 552 estão em alerta e 847 apresentam índices satisfatórios. Outro fator agravante é o surgimento da febre de Chikungunya, também transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Até o dia 25 de outubro deste ano o Ministério da Saúde registrou 824 casos da epidemia no país.

Mediante a essa situação estão sendo realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde através do setor de Vigilância Epidemiológica, ações que visam erradicar e prevenir esse mal. No início do mês de Dezembro foi dada a largada contra a proliferação do mosquito transmissor em Carmo do Paranaíba, e o primeiro passo foi à realização de mutirões de limpeza em todos os bairros da cidade  que devem ser concluídos ate o dia 24 desse mês. Como complemento a esse projeto foi realizada na manhã dessa terça-feira uma caminhada em prol da mobilização populacional à conscientização e prevenção de danos advindos da epidemia. A caminhada percorreu trechos da cidade, contando com a presença de alunos da rede municipal de ensino e funcionários do sistema público de saúde. Se valendo ainda de banners e faixas educativas.

O Município hoje conta com um índice de infestação de 0,5% enquanto o recomendado e menor que 1%, essa vantagem só é possível através do intenso trabalho dos profissionais da área epidemiológica, a cada dois meses os agentes de saúde visitam as residências para verificar se não há condições de proliferação do mosquito transmissor. Cabe ainda lembrar que a  secretaria de saúde do Município conta com todos o quesitos necessários  para atender a possíveis demandas de pacientes acometidos pela doença.

Portanto são sabidos os riscos advindos da proliferação do mosquito e a forma para erradicação é sem dúvidas a conscientização da sociedade. Esse é o reflexo de uma administração que trabalha em parceria com a população em prol de garantir o bem estar de todos.