“NÚCLEO DE OFICINAS CULTURAIS”: A NOVA CONQUISTA DOS CARMENSES
9 de outubro de 2015A noite da última quinta feita, 8 de outubro, certamente ficou na marcada na memória dos que participaram da cerimônia de inauguração de obras de ampliação e melhorias no 2º Endereço da Escola Municipal “Henriqueta Cassimira de Menezes” e, em especial, pela instalação do Núcleo de Oficinas Culturais, o segmento de arte tão sonhado por um grande número da população carmense e também uma das metas do Prefeito Marcão. Na obra foram aplicados recursos da ordem de R$200.000,00.
A cerimônia, realizada no novo e amplo salão daquele educandário, especialmente adaptado para o Núcleo, contou com a presença de um público, amante das artes e, em especial, da boa música, ou da Grande Música, já que o Clássico é um dos direcionamentos da Divisão de Cultura da SEMEC, muito embora músicas de características populares também sejam parte do contexto artístico.
Entre o numeroso público presente encontravam-se: o prefeito Marcão e a Primeira-Dama do Município, Cláudia Mara Costa; o vice-prefeito Dalson Mesquita e sua esposa Maria José; a secretária municipal de Educação, Cultura, Lazer e Esporte, Desirée Resende; Ana Lúcia Queiroz, chefe da Divisão de Cultura, além de Luísa e Francilene, daquela secretaria; a diretora da Escola Henriqueta, Maria Jesuína Branquinho; os secretários municipais João Vaz de Oliveira (Desenvolvimento Social), Antônio Augusto Queiroz (Obras e Desenvolvimento Urbano), Delmo Carneiro (Transportes), Itagiba de Paula Vieira (Administração, Planejamento e Finanças), Luis Ricardo Oliveira (Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente), Sirlene Fátima Brandão (Secretária do Controle Interno do Município) e Heliene Claudino Romão, assessora do Gabinete, além de diretoras e professoras da Rede Municipal de Ensino e funcionários da SEMEC e de outras secretarias e os vereadores Paulo Soares Moreira (presidente da Câmara Municipal), Maira Queiroz e Jader Quintino.
Até pela própria essência do evento, foi destacada a presença de vários músicos de Carmo e de Patrocínio, que têm entre si uma forte parceria na área da Música, entre os quais: Rogério Lima e Sérgio Ricardo Soares, professores de Música do Núcleo de Oficinas Culturais e os alunos “Prata da Casa”, Geovana, Eduardo, Igor, Nathan, Eduardo II, Felipe e Guilherme, e os convidados especiais de Patrocínio: a soprano Vânia Borges (Diretora do Conservatório “Dr. José Figueiredo”), Eliezer Araújo (piano), Diogo Seiji (violão clássico), César Arvellos (violoncelo), Michel Bragança (piano) e Edson de Sá (gaita e violoncelo).
As várias e seletas músicas apresentadas pelos artistas de Carmo e de Patrocínio fizeram a alegria de todos os presentes, que aplaudiam de pé a cada número apresentado.
Em suas palavras, a secretária Desirée Resende ressaltou a importância daquela obra: “Gostaria de manifestar nossa alegria pela reforma deste prédio, inclusive por ser inventariado pelo Conselho Municipal do Patrimônio Cultural (COMPAC), pelo seu valor histórico e cultural, situado dentro da área que guarda o nosso passado, as nossas origens e que hoje recebe cuidados tão especiais. Sabemos da importância desse educandário e ainda a concretização de um grande sonho, com a criação de um espaço para atividades culturais, dentre as vários setores das artes. Estamos hoje iniciando com a Música e, através das demais Oficinas do Espaço Cultural, estaremos nos direcionando também ao Teatro, à Literatura, à Fotografia e à produção de vídeos, entre outros”, relatou a secretária Desirée.
Ao se pronunciar, o prefeito Marcão concluiu: “Me sinto bastante honrado e feliz por ver concretizado um de meus planos de governo, tendo sido dado hoje o primeiro passo para grandes conquistas e oportunidades na área cultural de nossa cidade, em especial àqueles que queiram desenvolver seus dons e aptidões, em princípio através da música e, dentro em breve, em outras áreas da Cultura, e certamente vão abrilhantar a história do nosso povo”.
“