REMÉDIOS NAS FARMÁCIAS MUNICIPAIS

9 de setembro de 2015

Desde abril de 2015, com a inauguração da “Farmácia de Minas” (Farmácia Municipal “Edi Moreira Braga”), o Município de Carmo do Paranaíba conta com duas farmácias para atenderem à população. Uma situa-se próxima à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e a outra ao lado da Policlínica. As duas Farmácias Municipais distribuem medicamentos, gratuitamente, a pacientes que vão desde os da Atenção Primária, os básicos, aos remédios de alto custo, para tratamento de enfermidades raras, além de medicamentos estratégicos, para doenças com perfil endêmico.

A distribuição de medicamentos, dentro da prestação de serviços farmacêuticos, possibilita a integração, com os outros serviços de Saúde Pública, também oferecidos pelo Município.

Os remédios distribuídos fazem parte da Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (REMUNE), que são medicamentos padronizados e bancados pelo Município, cuja lista está disponível, para consulta, nas duas Farmácias Municipais da cidade e ainda da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME), que está disponível, para consulta, no site www.saude.gov.br.

Há, ocasionalmente, falta de algum tipo de medicamento, sendo que, entre os motivos estão: muitos itens se acham indisponíveis, para compra, junto a fornecedores; ocorrem muitos atrasos nas entregas; o corte de uma das distribuições, feitas pelo Governo, que eram de 4 por ano e até os motivos da transição do novo Governo do Estado. Ciente disso e bastante atenta, a Administração Municipal trabalha, junto à Secretaria Municipal de Saúde, para diminuir, ao máximo possível, tais problemas. Em julho passado o Município realizou licitação para compra de remédios e que, tão logo foram adquiridos, já estão sendo entregues semanalmente. Foram recebidos mais de 70 itens, num total de mais de 1 milhão de unidades de medicamentos variados.

Os investimentos da Administração do Município em remédios para suas Farmácias Municipais tem sido de maneira crescente e positiva: em 2013 a soma foi de R$431.473,00 (quatrocentos e trinta e um mil e quatrocentos e setenta e três reais); em 2014 foi de R$554,577,00 (quinhentos e cinquenta e quatro mil e quinhentos e setenta e sete reais) e, somente até agosto de 2015 quase 590 mil, ou seja: R$589.165,00 (quinhentos e oitenta e nove mil e cento e sessenta e cinco reais).