SEMEC PROMOVE 6° JORNADA MINEIRA DO PATRIMÔNIO CULTURAL

9 de agosto de 2017

A secretaria municipal de Educação, Cultura, Lazer e Esportes através da divisão de Cultura, convida toda a população carmense para a 6° Jornada Mineira do Patrimônio Cultural que se iniciou nesta quarta-feira (09), em Carmo do Paranaíba. A jornada é uma realização da SEMEC, através da divisão de Cultura e do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA).

Sob a temática “Outros olhares sobre o patrimônio cultural” a jornada tem como objetivo estimular e desenvolver atividades que sensibilizem a sociedade, favorecendo a transmissão dos valores culturais e promovendo sua inserção contemporânea em um projeto mais amplo de valorização da diversidade do patrimônio cultural mineiro.

De acordo com a chefe da divisão de Cultura, Neuma Souza, as ações de promoção e divulgação do patrimônio cultural são de fundamental importância para tornar mais efetiva a participação social e a gestão compartilhada das políticas de preservação do patrimônio cultural. “Em nome da secretaria municipal de Educação, Cultura, Lazer e Esportes, convido toda população de Carmo do Paranaíba para participar da 6° Jornada Mineira do Patrimônio Cultural. Essa realização é de suma importância, pois visa preservar e valorizar manifestações culturais típicas de nossa região, despertando o interesse e o engajamento da população para a preservação do patrimônio material e imaterial de Minas Gerais” destacou Neuma.

Desenvolvida em quatro etapas (Oficina de Máscaras, Exposições de Fotografias, Artesanatos e Acervos Locais, Recital e Apresentação Teatral), a jornada em Carmo do Paranaíba conta com a seguinte programação:

Dias: 09 e 10 de agosto

Local: SEMEC

Tema: “As faces do cuidado”

Oficina: Mascara Colê

Artesão responsável: Rogério Braz

Dia: 17 de agosto

Horário: 08 às 18h

Local: SEMEC

Tema: “Mãos que escrevem histórias”

Exposição de fotografias, artesanatos e acervos locais.

Dia: 26 de agosto

Local: Igreja Nossa Senhora do Rosário

Tema: “Recital sons que encantam”

Oficina: Mascara Colê

Responsáveis: Matheus Félix, Rodrigo Lana e Rogério Braz.

Dia: 30 de agosto

Local: Escola Estadual Professor José Hugo Guimarães.

Tema: “As faces do cuidado”

Responsáveis: Grupo de teatro arte livre.