REUNIÃO COM A ASSOCIAÇÃO DOS PRODUTORES DE QUEIJO MINAS ARTESANAL DO CERRADO REFORÇA PARCERIA COM A ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL

7 de maio de 2016

Na tarde do último dia 26, se reuniram na Câmara Municipal, os representantes da Associação dos Produtores de Queijo Minas Artesanal do Cerrado de Carmo do Paranaíba e Região do Alto Paranaiba,   a Chefe de Divisão de Cultura da Semec, Ana Lúcia Queiroz e  servidores da EMATER/ MG. Segundo seu Presidente, Sr. Geraldo José Brandão,  os objetivos da Reunião são  :  Discutir o presente e o futuro da Associação; reorganizar a instituição, com intuito de  agregar mais produtores e torná-la mais forte ; – buscar formas de custeio / verba. O Presidente comentou também que deixará um pedido protocolado com o Sr. Governador, solicitando um fiscal exclusivo para a região do Alto Paranaíba para que exista igualdade de interpretação das exigencias de fiscalização.

Foram abordadas várias outras questões com o por exemplo: a exigência de controle sanitário, prática de higiene  e  tempo de maturação exigido pelo IMA; o convite aos produtores para participarem do evento de promoção cultural durante a passagem da Tocha Olímpica em Patos de Minas;  a possibilidade de subvenção por parte do poder público municipal; a sede da Associação, entre outros.

A participação da Divisão de Cultura da SEMEC se dá em função do Modo de fazer Queijo de Minas ser registrado, pelo IPHAN –  Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional que é uma instituição federal vinculada ao Ministério da Cultura, responsável por preservar, divulgar e fiscalizar os bens culturais brasileiros, além de garantir a utilização desses bens pela atual e futuras .

Todas as questões abordadas, mas que ficaram pendentes serão discutidas na próxima reunião,  prevista para junho de 2016.

(Texto por: Divisão de Cultura da SEMEC)