Notícias

Centros de Atenção Psicossocial recebem visita Técnica da Superintendência Regional de Saúde

6 de dezembro de 2017

Na última segunda-feira (04), os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) de Carmo do Paranaíba receberam a visita da Superintendência Regional de Saúde. A visita teve como objetivo acompanhar os serviços de saúde mental habilitados pelo Ministério da Saúde no Município.

As visitas são realizadas em todos os municípios que possuem os CAPS em funcionamento, visando verificar se estes atendem as portarias que embasam o serviço e se o serviço tem apresentado qualidade na oferta de saúde mental e tratamento dos usuários de álcool e drogas, como é o caso de Carmo do Paranaíba.

O Especialista em Politicas e Gestão de Saúde – SRS, Gilberto Dumont, destacou que Carmo do Paranaíba, mais uma vez, demonstrou ser referência na Rede de Atenção Psicossocial. “Ficamos muito felizes com a qualidade e organização dos serviços prestados em Carmo do Paranaíba, o mesmo é exemplo e motivação para outras regiões”.

De acordo com Gilberto a iniciativa do próprio município em criar um Núcleo de Apoio à Saúde Mental, chamou a atenção. “O Núcleo é uma ferramenta que facilita muito a interlocução de outros setores da rede, o que é fundamental para se entregue um serviço de qualidade ao usuário do serviço de saúde”, destacou.

Ainda segundo o Especialista o Município também apresentou um plano de saúde mental, que revela a diminuição das internações psiquiátricas. “O Município tem cuidado de seus usuários  de forma satisfatória, e esse cuidado tem diminuído a necessidade de internação do usuário, o que é muito valioso, uma vez que a internação culmina com a retirada do sujeito do âmbito familiar, social e gera um desgaste psicológico ainda maior”, explica.

Para o prefeito Dr. César é gratificante saber que os serviços de saúde mental oferecidos no Município são referência em qualidade na região. "Nossa proposta é oferecer um serviço humanizado, que preze pelo bem estar dos usuários. O mérito é todo da equipe responsável por executar os serviços. Parabenizo e agradeço a todos pelo empenho e dedicação", disse.