Notícias

NOTA TÉCNICA DE ESCLARECIMENTO

6 de julho de 2016

Nota Técnica

Em uma unidade de pronto atendimento os profissionais lidam sempre com a barreira entre a vida e a morte.  A perda de uma vida é sempre um evento traumático tanto para familiares como para a equipe que cuidou dos últimos momentos. A evolução natural da vida é que a morte venha na velhice, após uma vida produtiva. Infelizmente nem sempre é o que acontece, a perda de uma criança desperta em nós uma sensação de pesar muito maior.

No dia 04 de julho deste ano, Pablyny Camargo Caetano de Oliveira, de 9 anos, foi atendida na UPA de Carmo do Paranaíba e após período de observação médica, faleceu às 10h50 do dia 05 de julho. Informamos que todos os procedimentos do seu atendimento serão analisados durante reunião clínica para discussão a respeito da efetividade do serviço. Em caso de constatação de alguma irregularidade, será instaurado processo administrativo conforme legislação em vigor. Os detalhes sobre o atendimento são protegidos pela ética e confidencialidade da relação médico/paciente.

Importante salientar que é de interesse de saúde pública e de notificação compulsória a suspeita ou confirmação de casos de meningite no Brasil, devido ao potencial de grande morbidade e mortalidade assim como para a profilaxia das pessoas que tiveram contato com o doente. Abaixo segue as orientações do Ministério da Saúde com informações sobre a meningite:

O que é?

A meningite é um processo inflamatório das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal.

Qual o microrganismo envolvido?

A meningite pode ser causada por diversos agentes infecciosos como bactérias, vírus, fungos dentre outros, e por agentes não infecciosos.

Quais os sintomas?

Os principais sinais e sintomas são: febre alta que começa abruptamente, dor de cabeça intensa e contínua, vômito, náuseas, rigidez de nuca e manchas vermelhas na pele (petéquias).

Em crianças menores de um ano de idade os sintomas referidos acima podem não ser tão evidentes, devendo-se atentar para a presença de moleira tensa ou elevada, irritabilidade, inquietação com choro agudo e persistente e rigidez corporal com ou sem convulsões.

Como se transmite?

Em geral, a transmissão é de pessoa a pessoa, através das vias respiratórias, por gotículas e secreções do nariz e da garganta. A transmissão fecal-oral é de grande importância para a meningite viral, em infecções por enterovírus.

Como tratar?

Após a avaliação médica e análise preliminar de amostras clínicas do paciente, este ficará internado e receberá tratamento de acordo com o agente etiológico. No caso de meningite bacteriana, o tratamento será realizado com antibióticos específicos.

Como se prevenir?

A meningite é uma síndrome que pode ser causada por diferentes agentes infecciosos. Para alguns destes, existem medidas de prevenção primária, tais como vacinas e quimioprofilaxia. Outras formas de prevenção incluem: evitar aglomerações, manter os ambientes ventilados e limpos.

 

 

LEONARDO DANIEL BARBOSA

DIRETOR CLÍNICO – UPA CARMO DO PARANAÍBA/MG

 

 

 

Carmo do Paranaíba, 06 de Julho de 2016.

Segue reprodução da Nota Técnica assinada pelo Médico Leonardo Daniel Barbosa, Diretor Clínico da Unidade de Pronto Atendimento Municipal (UPA) .

 src=/geral/images/nota%201.png