Notícias

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE INICIA CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO CONTRA INFLUENZA SAZONAL

6 de Maio de 2015

         A Secretaria Municipal de Saúde de Carmo do Paranaíba iniciou no dia 04 de maio, a Campanha Nacional de Vacinação contra influenza Sazonal. O período da Campanha será de 04 a 22 de maio de 2015.

        Em Carmo do Paranaíba, o dia “D” de mobilização nacional, será no dia 9 de maio, e mobilizará profissionais de saúde, distribuídos pelos Agentes Comunitários de Saúde nos domicílios. Importante salientar que até o dia 22 de maio a vacina estará disponível nas UBS’s para os grupos prioritários.

        Os grupos prioritários com direito a vacina são: Crianças de 6 meses a menores de 5 anos; gestantes; puérperas; idosos; portadores de doenças crônicas. Estes devem procurar sua Unidade de Saúde portando seu cartão de vacinas.

       De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina contra influenza é a trivalente, não contém vírus vivos e não causa a doença, sendo contraindicada para pessoas com alergia grave ao ovo de galinha e para aqueles que já apresentaram reação alérgica as doses anteriores.

       Influenza, comumente conhecida como gripe, é uma doença viral febril, aguda, geralmente benigna e autolimitada. Frequentemente é caracterizada por início abrupto dos sintomas, que são predominantemente sistêmicos, incluindo febre, calafrios, tremores, dor de cabeça, mialgia e anorexia, assim como sintomas respiratórios com tosse seca, dor de garganta e coriza. A infecção geralmente dura 1 semana e com os sintomas sistêmicos persistindo por alguns dias, sendo a febre o mais importante.

        Algumas pessoas, como idosos, crianças novas, gestantes e pessoas com alguma comorbidade possuem um risco maior de desenvolver complicações devido à influenza. A melhor maneira se prevenir contra a influenza sazonal é se vacinar todo ano.