Notícias

CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA POLIOMIELITE E SARAMPO 2014

5 de novembro de 2014

Terá inicio nesse sábado, dia 08 de Novembro de 2014, a Campanha Nacional de Imunização contra Poliomielite e Sarampo. Deverão ser vacinadas todas as crianças de 6 meses a menores de 5 anos. Os postos de vacinação estarão abertos de 07 às 17 horas. É indispensável que os pais levem os cartões de vacinas das crianças.  Este ano, serão dois dias de mobilização nacional, ou chamados dia “D”, sábados dia 08 e 22 de novembro, porém os postos estarão disponíveis para vacinação durante todo o período.

O Brasil está livre da poliomielite há mais de 20 anos. O último caso da doença no país foi registrado em 1989, na Paraíba. Em 1994, o país recebeu da Organização Mundial da Saúde (OMS) o certificado de eliminação da doença. Porém, é importante continuar vacinando as crianças porque o vírus da paralisia infantil permanece ativo em outros países. De acordo com a OMS, 26 países ainda registram casos da doença e quatro deles são endêmicos, ou seja, possuem transmissão constante: Afeganistão, Índia, Nigéria e Paquistão. O sarampo é uma doença aguda, altamente contagiosa, transmitida por vírus. Os sintomas mais comuns são febre, tosse seca, exantema (manchas avermelhadas), coriza e conjuntivite. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar. O período de transmissão varia de quatro a seis dias antes do aparecimento do exantema até quatro dias após o surgimento das manchas. A vacina é o meio mais eficaz de prevenção. 
 

 

AS CRIANÇAS QUE FOREM VACINADAS EM QUALQUER UM DOS SÁBADOS, DIAS 08 OU 22 DE NOVEMBRO RECEBERÃO UM BRINDE EXCLUSIVO: CANECA PERSONALIZADA.