CONTINUAM AS AÇÕES CONTRA O MOSQUITO DA DENGUE – REUNIÃO COM REPRESENTANTES DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DEFINE ESTRATÉGIAS PARA SE DESENVOLVER COM OS ALUNOS

4 de fevereiro de 2016

O combate ao mosquito Aedes aegipty é uma guerra travada pela Administração Municipal,  pelos motivos que todos nós conhecemos: o perigo à saúde da população que ele oferece, uma verdadeira e real ameaça, podendo causar incontáveis mortes ou danos irreversíveis pelos 4 tipos de Dengue, a febre Chikungunha e o vírus Zika. A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou, na semana passada, que uma epidemia poderá se alastrar por quase todo o planeta e que seria pior que o vírus Ebola, que dizimou milhares de vidas há algumas décadas.

Mais uma reunião para esse fim foi realizada, na terça-feira (2), na Câmara Municipal, com a presença da coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde, Luciana Lopes, a secretária municipal de Educação, Desirée Resende, além de equipes com diretoras, professoras, educadores e representantes do colegiado de cada unidade escolar municipal, inclusive de Quintinos e do campo, quando foram definidas as ações semanais e mensais, estratégias que serão palicadas em toda a rede escolar de forma contínua, sendo que será intensificado logo no início do ano escolar, pois o pico de manifestação do mosquito na região de Carmo do Paranaíba se dá no mês de março.

Além da programação de mais mutirões de limpeza de lotes e terrenos baldios, todas as Escolas Municipais, desde os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), os Pré-Escolares e o Ensino Fundamental, que irão engajar todos os seus alunos que, por sua vez, estarão interagindo com seus pais e demais familiares, num alerta singular para esta guerra contra o Aedes aegipty. Serão ações contínuas de cada escola em toda a sua redondeza, coordenadas pelas diretoras, professoras e funcionárias. Pelo menos uma vez por semana deverão ser apresentados relatórios sobre ações e resultados, o que deverá gerar um somatório de dados ao final de cada mês de campanha.

Certamente os resultados serão importantes, porém, se a população, como um todo, não participar, os riscos continuarão. E é bom lembrar que o mosquito não escolhe suas vítimas. Cada um de nós está sujeito às doenças que ele pode causar. Ele se tornou o animal mais perigoso contra o homem, pior que grandes feras e é preocupante sabermos que mais de 80% de focos de larvas desse inseto estão nas residências.

MITOS E VERDADES SOBRE A DENGUE:

”As larvas do mosquito só se desenvolvem em água limpa” – MENTIRA!

“Para matar os ovos do mosquito basta secar os locais com água parada”

– MENTIRA!

“Ar condicionado e ventiladores matam o mosquito da dengue” – MENTIRA!

“A Dengue mata!” – VERDADE!