Notícias

EDUCAÇÃO CARMENSE CONTINUA ENTRE AS MELHORES DO BRASIL

3 de março de 2016

Recentemente foi lançado um novo índice que aponta como está a Educação nos estados e municípios do país: O Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB), uma iniciativa do Centro de Liderança Pública (CLP), com o apoio do Instituto Península, da Fundação Lehmann e da Fundação Roberto Marinho (Rede Globo).

            Em uma escala de 0 a 10, o Indicador combina os resultados educacionais (anos iniciais e finais do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica-IDEB e a taxa líquida de matrículas) e as condições que cada cidade oferece, incluindo as horas de aula por dia, escolaridade dos professores, experiência dos diretores e taxa de atendimento na Educação Infantil.

            O Índice traz uma ideia de corresponsabilidade entre municípios, estados e União, pela qualidade da Educação, já que o IOEB calcula, de forma conjunta, como o município está se comportando em todas as redes de Educação, municipais, estaduais e privadas.

            Após a divulgação da pesquisa, no último dia 26 de fevereiro, a revista EXAME publicou a listagem classificatória das 500 melhores cidades brasileiras em Educação, sendo que Carmo do Paranaíba destacou-se, sobremaneira, ocupando a 69ª posição no ranking de Qualidade na Educação. O Município teve um desempenho de 5.4 pontos, a 7ª melhor pontuação no ranking global do país. A nota geral do Brasil, na referida equivalência, é de apenas 4.5.

            Quando o assunto é Educação, Carmo do Paranaíba evidencia-se, haja vista o seu desempenho bem acima da média nacional nesta área de tamanha importância dentro de todo o contexto social. Lembrando ainda que, em 2013, o Município carmense se destacou acentuadamente no IDEB, recebendo a pontuação de 7.1, superior a cidades como Patos de Minas (6.3), Patrocínio (6.5), Uberlândia (5.7) e Belo Horizonte (5.7), por exemplo.