INICIADAS AS INSTALAÇÕES DE AQUECEDORES SOLARES NOS CONJUNTOS HABITACIONAIS “ESPERANÇA” E “GIRASSOL”.

2 de setembro de 2015

Boa parte dos consumidores de energia elétrica do país está assustada com os seus preços, que estão provocando um “circuito” nos seus bolsos e fazendo com que deem um “choque” na redução em outros gastos. A energia elétrica, que recentemente chegou a ter um alta de até 60%, é um item que pesa muito no orçamento doméstico e na inflação, embora a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) tenha liberado, pelo menos por enquanto, a “bandeira vermelha”, uma taxa extra na tarifa de energia por causa da atividade das termoelétricas, que consomem diesel quando as hidrelétricas estão com baixa produção pelo pouco volume de água de suas represas. Porém, pelo menos para 110 famílias carmenses de baixa renda, as espectativas são excelentes quanto a uma forte redução da conta de energia, pois a Secretaria Municipal de Obras e Desenvolvimento Urbano está instalando aquecedores e outros benefícios nas casas de conjuntos habitacionais populares da cidade.

Logo que foi inaugurado, no final de 2013, o Residencial Girassol (dois blocos de casas, próximos ao cemitério), o prefeito Marcão já estava se empenhando junto ao governo estadual, através do deputado estadual Deiró Marra, na busca de melhorias, como a instalação de aquecedores solares e outros componentes de dois conjuntos residenciais, já que os projetos iniciais de Carmo do Paranaíba não continham esses equipamentos. Para que a melhoria fosse ainda mais abrangente, somaram-se novos chuveiros e a substituição das antigas lâmpadas de filamento encandescente por outras modernas, fluorescentes compactas, de 25 watts e de baixíssimo consumo. Todas essas melhorias estão acontecendo também no conjunto habitacional Jardim Esperança (próximo à capela de Santa Cruz), beneficiando 110 chefes de família.

Com estas conquistas, os moradores dos dois conjuntos estarão economizando cerca de 30 a 40% na tarifa mensal de energia, com banhos confortáveis, já que cada equipamento dos aquecedores, com suas placas de recepção de luz solar, a tubulação e o reservatório de 200 litros possibilitam uma média de cinco banhos diários, com economia.