Notícias

Beneficiários dos programas sociais do Governo Federal devem manter seu cadastro atualizado


Data: 27/03/2018 16:26 - Última atualização: 28/03/2018 19:35 A+ A-


O Cadastro Único é o responsável por identificar possíveis beneficiários para programas sociais. Seus dados, permitem que o governo federal conheça a realidade e desenvolva ou aprimore políticas específicas para as famílias em situação de vulnerabilidade social.

A ferramenta disponibilizada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), é de extrema relevância para benefícios destinados às famílias com baixa renda como o Bolsa Família, BPC (Benefício de Prestação Continuada), TSEE (Tarifa Social de Energia Elétrica), Tarifa Social “Àgua para Todos”, ID Jovem, Carteira do Idoso e para a isenção de taxas de inscrições em concursos públicos, dentre outros benefícios.

Os usuários desses programas devem sempre manter seus dados cadastrais atualizados.  Aqueles que ainda não estiverem inscritos ou com dados do Cadastro Único atualizados, devem procurar o quanto antes um ponto de cadastramento e efetuar a regularização.

Como se cadastrar?

É preciso que uma pessoa da família seja responsável por responder às perguntas da entrevista de cadastramento. Essa pessoa deve ter pelo menos 16 anos. Todas as pessoas que moram na mesma casa e dividem renda e despesas devem ser cadastradas em uma mesma família.

Documentos obrigatórios para o cadastramento:

No ato do cadastramento é obrigatório apresentar xerox dos documentos: CPF, RG, Titulo de Eleitor, certidão de nascimento ou casamento, carteira de trabalho. Para facilitar a coleta e registro das informações, outros documentos que deverão ser apresentados: comprovante de residência e declaração da frequência escolar.

Pontos de Cadastramento:

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social: 12h às 18h |Tel: 34-3851-2686 | Endereço: Rua Avenida Costa Júnior 603, Centro.

Centro de Referência de Assistência Social (CRAS):  08h às 17h | Tel: 34 3851-3382 | Endereço: Avenida Santa Cruz, 1655, Santa Cruz.