Notícias

CAPS I DE CARMO DO PARANAÍBA É REFERÊNCIA PARA CIDADES VIZINHAS


Data: 24/11/2017 16:52 - Última atualização: 24/11/2017 16:59 A+ A-


Diante da excelência do trabalho ofertado o CAPS I, Carmo do Paranaíba, tem se destacado na assistência às pessoas com transtornos mentais, o que propiciou expandir a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), cuja finalidade é a criação, ampliação e articulação de pontos de atenção à saúde para pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Na última quinta-feira (23), o CAPS I recebeu a ilustre presença da coordenadora, das psicólogas e da assistente social do CAPS I de Lagoa Formosa. A visita configurou em troca de experiências e conhecimentos para ambas as partes. Ao longo do ano, o CAPS I recebeu seis visitas técnicas de cinco municípios que possuem o CAPS.

Carmo do Paranaíba conta com o CAPS AD II Regional, com o trabalho das Estratégias de saúde a Família (ESF) e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), com a prática clínica de saúde mental na atenção primária e com a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), um dos principais dispositivos de assistência à rede de urgência e emergências psiquiátricas. Os demais serviços locais de saúde e a intersetorialidade são componentes de assistência municipal que unidos compartilham o cuidado às estas pessoas de maneira integralizada.

A coordenadora do CAPS I, Vânia Cunha, afirmou que mensalmente acontecem reuniões entre os pontos de atenção em busca da construção de uma clínica ampliada. “As perspectivas são de que no início de 2018, o município implante o CAPS i (infanto-juvenil) II Regional, o qual será o primeiro a ser criado na região Macrorregional Noroeste, ou seja, o pioneiro entre 33 municípios da região” destacou.

Vânia destaca que juntamente a Secretária Municipal de Saúde, Cristine Rodrigues, e profissionais da saúde, elaborou o primeiro Plano Municipal de Saúde Mental, com propostas a serem executas ao longo desta gestão, conforme aprovadas na V Conferência Municipal de Saúde de Carmo do Paranaíba.

Em fala o prefeito, Dr. César, destacou que “os serviços de saúde estão à disposição para novas visitas técnicas. A saúde mental deve ser primordial para as pessoas. Nossa gestão está em constante busca por meios de expandir a RAPS e a qualidade da assistência em seus pontos de atenção à saúde”.