Notícias

PROJETO SUSTENTÁVEL É DESENVOLVIDO NA ESCOLA MUNICIPAL DOUTOR JÚLIO DO COUTO GONTIJO


Data: 22/09/2017 13:18 - Última atualização: 22/09/2017 13:21 A+ A-


Sustentabilidade é um assunto em alta nos dias atuais, uma vez que vivemos em um mundo de recursos naturais cada vez mais escassos. Alguns centros educacionais já estão fazendo a sua parte e tomando iniciativas sustentáveis incríveis, de forma participativa e permanente, visando formar cidadãos mais conscientes.

Nada melhor para as nossas crianças do que terem exemplos práticos de sustentabilidade e a escola exerce um importante papel ao adotar iniciativas sustentáveis e ensinar aos pequenos que precisamos urgentemente cuidar do nosso planeta.

Em Carmo do Paranaíba, um desses exemplos é a Escola Municipal Doutor Júlio do Couto Gontijo. A escola está desenvolvendo nesse semestre o projeto “Sustentabilidade na Comunidade”, que contempla várias ações cujo foco é estimular a sustentabilidade, dos alunos e suas famílias e fomentar a construção de espaços educadores sustentáveis que buscam incorporar as ideias da educação ambiental crítica em todos os poros da comunidade escolar.

O projeto se divide nas seguintes ações:

· Cuidadores Mirins (alunos cuidando do ambiente escolar, observando limpeza e economia de água e energia elétrica);

· Plantação da horta orgânica em parceria aos pais de alunos (cada turma cuida do seu canteiro, para a feira do empreendedorismo);

· Oficinas de Tapetes;

· Encontro Sustentável (crianças, professores, pais e avós);

· Gincana Ecológica (os alunos foram motivados a trazerem materiais recicláveis para a escola, causando um impacto positivo para o bairro).

Na última quinta-feira (21 de setembro), foi comemorado o dia da árvore e em comemoração a escola desenvolveu mais uma grande ação: Plantação do pomar. Com o apoio e a presença da secretária municipal de Educação, Nilva Costa e da Bióloga Roberta Moreira, cada turma plantou uma muda frutífera na escola e assumiu a responsabilidade de cuidar com muito carinho.

Após cada ação desenvolvida no projeto, são realizados concursos de redação onde os alunos produzem textos individuais e coletivos. De acordo com a diretora da escola, Eliene Rocha, toda comunidade escolar está muito empenhada, pois o projeto alerta as crianças para a necessidade de assumir uma postura ética e sustentável frente aos cuidados com o meio ambiente e estimula a participação em ações solidárias, sustentáveis e empreendedoras.