Prefeitura disponibilizará transporte para quem quiser doar sangue

Data: 18/12/2017 18:37 - Última atualização: 18/12/2017 18:40 A+ A-

Doar sangue é um ato de solidariedade ao próximo. Por isso, a Prefeitura Municipal de Carmo do Paranaíba, para ajudar no estoque de sangue do Hemominas, disponibilizará transporte a todos que quiserem doar sangue. O transporte levará os doadores até o Hemocentro em Patos de Minas, todas as segundas, quartas e sextas-feiras, saindo às 06h do PSF de referência do doador e retorno por volta das 12h da manhã.

Os interessados devem procurar a Assistente Social, Leila Domingues, na secretaria municipal de Saúde, a partir das 12h e realizarem seu cadastro. As bolsas são estocadas pelo Hemocentro e ficam disponíveis, de acordo com a necessidade da região.

Tipos sanguíneos

Existem quatro tipos sanguíneos: A, B, AB (Receptor Universal) e O (Doador Universal)

Requisitos para ser doador

- Documento com foto
- Pesar mais de 50 kg
- Idade: entre 18 e 67 anos (menores de idade devem estar acompanhados do pai/mãe ou responsável)
- Alimentar-se bem com café da manhã (não estar em jejum)
- Não consumir bebida alcoólica nas últimas 24h

Não pode fazer a doação:

- Quem fez tatuagem ou colocou piercing no período de 1 ano
- Quem realizou cirurgia no período de 1 ano
- Mulheres que estão em período de amamentação
- Outros impedimentos serão relatados durante a entrevista clínica.

Sua solidariedade transforma vidas. Vista a camisa, chame seus amigos e compartilhe com o mundo a importância de ser um doador de sangue!